sexta-feira, 14 de agosto de 2009

É a Astrologia proibida pela Bíblia?

Creio que Deuteronômio 18, Isaías 47 e Deuteronômio 4 são os textos que fazem com que muita gente pense que a Astrologia é uma prática proibida.

Deuteronômio 18:10
Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Deuteronômio 18:14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores: porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal cousa.

comentário:
A Astrologia não é citada, fala-se em "advinhadores" e "prognosticadores" (passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, agoureiro e feiticeiro dispensam comentários, não tem nada a ver com a astrologia).

A Astrologia não deve ser confundida com advinhação. Ela não envolve recursos "psiquícos", é astronomia e psicologia. Além disso ela não serve para prever nada específico. Todas as suas indicações tem sempre muitas possibilidades. Por exemplo: Muitas indicações de casa 3 pode significar uma viajem curta, contatos rápidos, irmãos, publicações ou maior uso do telefone. Isto é advinhar?


A única expressão em Deuteronômio 18:10 que pode, de forma honesta, ser associada com a astrologia é "prognosticadores" porém a palavra hebraica traduzida como "prognosticadores" aqui é מְעֹונֵן (Número de Strong H6049 clique: blueletterbible ou studybible), e significa "observadores de nuvens" ou "ajuntadores de nuvens" ("nuveiro") (A mesma palavra é usada em Levíticos 19:26).

Acredito que isto se refere a rituais para "fazer chover" que, muito provavelmente, era comum entre aqueles povos agricultores. Pode ser também tentar prever alguma coisa pela forma das nuvens, não sei. Mas se Moisés quisesse se referir à astrologia com esta palavra porque ele não a citaria claramente como Isaías faz em em Isaías 47:13 (ver abaixo)? A resposta é simples: Moisés está falando do que havia em Canaã (sem astrólogos), Isaías está falando da Babilônia (com astrólogos).

............................................................................

Isaías 47:13 Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti.

comentário:
Aqui astrólogos estão sendo citados mas não é dito que o pecado de Babilônia era o estudo da Astrologia. O que é dito é que os astrólogos não iriam poder salvar a Babilônia.

Esta profecia foi feita cerca de 150 anos antes de Ciro II secar o rio Eufrates e tomar Babilônia em uma noite (Daniel 5).

Jeremias também profetizara que o domínio de Babilônia sobre a região iria durar 70 anos (e de fato, durou de 609 AC, quando os babilônios vencem os assírios e os egípcios na batalha de Harran, até 539 AC quando Ciro II a conquista).


obs 1. A palavra traduzida como "prognosticadores" aqui é H3045, clique: blueletterbible ou studybible, diferente daquela usada em Deuteronômio 18 (H6049, "ajuntadores de nuvens") e significa "conhecedor".

obs 2. "agoureiros dos céus" (
habari (H1895) shamain (H8064))
A septuaginta traduz "astrologoi tou ouranou" (astrólogos dos céus).
....................................................

Deuterônomio 4:19
E não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.

Aqui Deus está proibindo a idolatria, não a Astrologia. O texto é claro mas se restar alguma dúvida leia os versículos anteriores.

15 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
16 Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
17 Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;
18 Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;

Você diria que Deus está proibindo fazer esculturas de homens, mulheres e animais? Fotografia? Não né? É para não adorar estas figuras (Se inclinar diante delas e servi-las como se fossem deuses (versículo 19)).

sábado, 8 de agosto de 2009

mais alguns versículos

Lucas 21:25 E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.

Apocalipse 12:1 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

comentário:
Uma mulher, no contexto astrológico, provavelmente significa o signo de Virgo.

1 Crônicas 12:32 E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens.

Juízes 5:20 Desde os céus pelejaram: as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera.